GRUPO PRISMA

Normas e disciplinas


“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” Rubem Alves

APRESENTAÇÃO

Senhores Pais ou Responsáveis e Caro(a) Aluno(a)
Seja bem-vindo (a)!
É com grande alegria que iniciamos mais um ano letivo, desejando que você tenha conosco um ano de muito sucesso. Construiremos juntos uma educação de qualidade, desenvolvendo suas potencialidades para seu crescimento como pessoa.
O aluno PRISMA é estimulado a descobertas de novas realidades, processo permeado por uma educação fundamentada em princípios, limites, afeto e respeito, valorizando as características de cada pessoa.
O nosso objetivo é proporcionar a cada educando condições de ampliação de suas experiências e a valorização do saber, gerando oportunidades de compreensão e transformação do meio, de forma crítica e reflexiva, vivenciando situações que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e competências para uma vida saudável e feliz.
Para que isso seja possível, faz-se necessário um convívio agradável, onde haja limites e a compreensão de que, respeitar as normas de convivência escolar significa ter uma liberdade consciente e responsável.
Neste manual você encontrará informações sobre o funcionamento do COLÉGIO PRISMA, as quais deverão integrar o elenco de ações e atribuições de cada estudante.
A Direção e o Setor Pedagógico estarão sempre prontos a ouvi-lo(a) e a discutir suas dúvidas, ajudando-o(a) a encontrar solução adequada para cada situação.
Juntos somos muito mais!

EQUIPE REDE EDUCACIONAL PRISMA

PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA
A parceria família-escola se baseia na cooperação, no respeito e na confiança, imprescindíveis para o sucesso da educação. Os nossos objetivos comuns são: a formação do caráter, a construção do conhecimento, e a auto-realização.
O diálogo constante entre você, aluno ou aluna, sua família e o COLÉGIO PRISMA é o princípio básico para que obtenhamos sucesso. Contamos com a cooperação do aluno e de seus familiares no sentido de:
• Conhecer o conteúdo deste manual, auxiliando no cumprimento de suas normas;
• Ler os comunicados, os informativos e as correspondências do colégio;
• manter-se informado através do portal PRISMA (www.prisma.edu.br);
• participar de reuniões e eventos da escola;
• não faltar em nenhuma aula, zelando para que você chegue e saia no horário;
• marcar consultas médicas, viagens ou outros compromissos fora dos períodos das aulas;
• comunicar à direção do colégio sempre que forem inevitáveis as faltas ou atrasos;
• acompanhar os seus estudos, incentivando-o na formação de hábitos de estudo (o aprendizado torna-se mais eficaz);
• acompanhar o resultado do aluno, analisando o boletim escolar ajudando-o a superar suas dificuldades;
• conscientizar o aluno do cumprimento de suas responsabilidades e normas estabelecidas pela escola;
• garantir a presença do aluno às aulas de reforço e/ou recuperação, quando convocado pelo colégio;
• procurar esclarecer ocorrências com o colégio, juntamente com a equipe pedagógica ou diretores, tomando efetivo conhecimento dos fatos, antes de tirar conclusões ou emitir comentários.

ESTRUTURA DE ENSINO
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibular, Pré Concursos, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Faculdade, Pós Graduação.

SETORES DE ATENDIMENTO
Para melhor atendermos aos pais e alunos, solicitamos o agendamento prévio com a Direção Administrativa, Direção Pedagógica, Supervisão Pedagógica e Orientação Educacional. Em caso de urgência as primeiras providências poderão ser feitas por telefone, de segunda à sexta-feira, das 07h às 18h, pelo 3229-1900.

Direção Administrativa:
E-mail: [email protected]
Setor Pedagógico: Atendimento de segunda a sexta-feira de 07h às 18h
sábado: de 07h às 11h e 30min.

Direção Pedagógica: O Serviço de Direção Pedagógica organiza e gerencia os serviços pedagógicos do colégio, visando o melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático.
Fone: 3229-1910
E-mail: [email protected]

Supervisão Pedagógica: O Serviço de Supervisão Pedagógica orienta e dá apoio às atividades dos alunos e professores, no desenvolvimento do currículo escolar.

Supervisão Pedagógica Ensino Fundamental II – 6º ao 9º Anos
Fone: 3229-1912
E-mail: [email protected]

Supervisão Pedagógica Ensino Médio
Fone: 3229-1911
E-mail: [email protected]

Supervisão Pedagógica Pré-Vestibular
Fone: 3229-1922
E-mail: [email protected]

Orientação Educacional: O Serviço de Orientação Educacional tem por objetivo a assistência ao educando individualmente ou em grupo, visando ao desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exerçam influência em sua formação e preparando-o para o exercício das opções básicas da vida.
Fone: 3229-1914
E-mail: orientaçã[email protected]

Professores:
Os professores deverão estar disponíveis para conversar com os pais em reuniões ou mediante agendamento, a fim de que não haja prejuízos na rotina escolar de nossos alunos.

Secretaria Escolar: É responsável pelo processamento, registro e guarda da documentação acadêmica dos alunos e professores. Os alunos, no seu período de aula, serão atendidos somente nos horários de intervalos. Todos os pedidos à Secretaria serão feitos por meio de protocolo, e deverão ser respeitados os prazos pré-estabelecidos.
Fone: 3229-1907
Atendimento: segunda a sexta-feira – das 07h às 17h e 30min.
E-mail: [email protected]

Tesouraria: Os alunos, no seu período de aula, serão atendidos somente nos horários de intervalos.
Fone: 3229-1902/ 3229-1903
Atendimento: segunda a sexta – feira das 07h às 19h.
E-mail: [email protected]

Biblioteca:
Horários: segunda a sexta – feira das 07h às 22h.
E-mail: [email protected]

METODOLOGIA E MATERIAL DIDÁTICO

A metodologia do COLÉGIO PRISMA renova-se constantemente. O material didático é utilizado como complemento do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula, com o objetivo de:
• enriquecer a relação professor-aluno, compreendendo o aluno como ser humano em sua totalidade.
• propiciar a participação ativa e direta do aluno na construção de seu conhecimento, sendo o professor um mediador, um facilitador do processo de aprendizagem.
• levar a realidade para dentro da escola, buscando dar sentido aos diversos conteúdos trabalhados por meio da aplicação na vida cotidiana.

Os conteúdos são trabalhados de forma integrada e significativa para o aluno, favorecendo a interdisciplinaridade e a execução de projetos pedagógicos, buscando preparar o aluno para a vida e para o mundo com os seus constantes desafios.
O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana, se tornarão inviáveis.
As perspectivas que se abrem nos diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo – atento a uma realidade que se transforma a cada momento.
A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação de uma compreensão lúdica das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemática, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.
Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional.

LABORATÓRIOS

A integração do experimento prático com a conceituação teórica de um assunto sempre foi o melhor caminho para um bom aprendizado.
O COLÉGIO PRISMA disponibiliza equipados laboratórios de Ciências, Informática e Física, recursos estes utilizados para enriquecimento da aprendizagem.

HORÁRIO DE AULAS

Ensino Fundamental:
Turno Matutino: 07 horas e 10 minutos às 11 horas e 45 minutos
Turno Vespertino: 13 horas às 17 horas e 35 minutos

Ensino Médio:
Turno Matutino: 07 horas e 10 minutos às 11 horas e 45 minutos
Turno Vespertino: 13 horas às 17 horas e 35 minutos
O aluno terá tolerância de 10 minutos no horário para ingresso em sala de aula. Após esse horário, não será permitida a entrada.
Turmas do Ensino Médio as quais tiverem 6º horários sairão no Matutino às 12 horas e 30 minutos e no Vespertino às 18 horas e 20 minutos, conforme cronograma organizado pelo Setor Pedagógico.
As turmas do Ensino Médio Integral nos dias em que tiverem aulas no Vespertino entrarão às 13h e 50min. e sairão às 18h e 20min.

ENTRADA/ FREQUÊNCIA – USO DO CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO

Para ter acesso à escola o aluno deverá estar portando o seu cartão de identificação para registro de frequência. Após 3 (três) ocorrências, o colégio solicitará a presença dos pais ou responsáveis e implicará ao aluno as penalidades previstas no Art. 237 do Regimento Escolar.
O cartão é pessoal e intransferível e será considerado ato de indisciplina a cessão do mesmo para outro aluno, implicando as penalidades previstas no Regimento Escolar.
Em caso de perda do cartão, poderá ser requerida uma 2ª via, mediante pagamento de taxa na Tesouraria da escola.

INTERVALOS

O aluno deverá respeitar os sinais de entrada para cada aula, devendo aguardar o professor dentro da sala de aula. Se precisar sair, não fazê-lo sem autorização do professor.
Para o Ensino Fundamental II e Médio, o horário de retorno às aulas precedidas de intervalo deve ser rigorosamente respeitado, não se permitindo a entrada depois do início da aula.

ATRASOS

É vedada a entrada do aluno no colégio após o horário estabelecido. Não é adotada a alternativa de entrada no 2º horário de aula.
Após 3 (três) ocorrências, o colégio solicitará a presença dos pais ou responsáveis e implicará ao aluno as penalidades previstas no Art. 237 do Regimento Escolar.

SAÍDAS EXTRAORDINÁRIAS

O aluno deverá respeitar rigorosamente os horários de entrada e saída.
Não é permitida a entrada nem a saída do aluno da sala de aula durante o transcurso das mesmas. Havendo motivos imperiosos o aluno deverá pedir permissão ao professor, de acordo com as normas de boa conduta. A saída antes do término do período de aulas (dispensa) só será permitida mediante a solicitação dos pais ou responsáveis e autorização da Equipe Pedagógica.
O professor não tem autorização para dispensar alunos.

UNIFORME ESCOLAR

O uso do uniforme é obrigatório em qualquer horário e dia da semana em que houver atividade escolar. Assinará ocorrência o aluno que não estiver usando o uniforme. Após 3 (três) ocorrências, o colégio solicitará a presença dos pais ou responsáveis e o aluno será suspenso por 1 (um) dia. Após 3 (três) ocorrências, o colégio solicitará a presença dos pais ou responsáveis e implicará ao aluno as penalidades previstas no Art. 237 do Regimento Escolar.
Uniforme Diário:
• Blusa padronizada do colégio;
• Calça, bermuda ou saia jeans;
• Tênis ou sandália antiderrapante presa ao pé.
Uniforme de Educação Física:
• Blusa padronizada do colégio;
• Bermuda padronizada do colégio
• Tênis

Atenção: Não será permitida a entrada com blusa de eventos, blusa que deixe o abdômen à mostra, minissaia, vestido curto e short curto.
O uniforme encontra-se à venda na Tesouraria do colégio.

USO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS

Não é permitido o uso de celulares, jogos, rádios, telefones, fone de ouvido – MP3 e similares, diskman, Ipod, câmera fotográfica, filmadora, dentre outros durante as aulas, pois esse procedimento poderá comprometer o bom andamento das aulas e a sua atenção.

MATERIAL ESCOLAR

Todo material escolar, assim como agasalhos, squeezes e outros objetos devem conter o nome e a do aluno para que se possa IDENTIFICÁ-LOS em caso de esquecimento na escola. O Colégio não se responsabiliza pelo extravio de objetos.
Por questões de segurança física e conforto, desaconselhamos o uso de fichário para alunos do Ensino Fundamental.

EXTRAVIO DE PERTENCES

Desaconselhamos a todos os alunos o uso de celular, tênis de marca, equipamentos eletrônicos, joias ou qualquer outro objeto de valor, bem como portar grandes quantias em dinheiro, devido a insegurança fora do colégio. Mesmo com a existência de monitoramento eletrônico e inspetores de pátio em nossas dependências, o colégio não se responsabiliza pela perda ou extravio de qualquer pertence do aluno.

DOCUMENTAÇÃO

Imprescindível: A regularização da matrícula, por parte do COLÉGIO PRISMA, está condicionada ao recebimento dos documentos do aluno. Por isso, toda a documentação exigida deverá ser entregue à Secretaria até o início das atividades escolares.
Documentos: cópia do RG ou Certidão de Nascimento, 1 foto 3x4, Declaração de Transferência e Histórico.

NORMAS DISCIPLINARES

As normas disciplinares do COLÉGIO PRISMA, fundamentado na legislação e no Regimento Interno, baseia-se, principalmente, no diálogo, na orientação ao aluno por nossos profissionais, pela nossa postura de educadores e pelo diálogo com a família. É muito importante reafirmamos “que a escola é a colaboradora da educação”, na qual os pais são os protagonistas.
É certo, porém, que em nossa missão tenhamos que estabelecer limites para que, a criança e o jovem saibam se posicionar no mundo externo, pois sabemos que é na escola que começa a convivência com as adversidades, onde as regras se fazem necessárias.
Caso o professor esgote os recursos para manter a disciplina em sala, o mesmo encaminhará o aluno ao Serviço de Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica, que o auxiliará tomando as medidas sócio-educativas cabíveis.
Assim, as medidas adotadas pela Orientação, com registro no prontuário, após a retirada do aluno de sala de aula pelo professor, são: aconselhamento, advertência oral, advertência escrita e suspensão temporária.
Esgotadas as medidas disciplinares da Orientação, a Direção Pedagógica tomará as medidas cabíveis, de acordo com o Regimento Escolar.
Em casos extremos será solicitada a presença dos pais ou do responsável para notificação do fato.
Os alunos e seus responsáveis têm à disposição o exemplar de Regimento Interno do COLÉGIO PRISMA na Direção Pedagógica, podendo consultá-lo sempre que julgar necessário.

São direitos do aluno:
a) Ser respeitado por toda a equipe profissional da escola e pelos colegas;
b) Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência;
c) Ser respeitado, sem discriminação de credo religioso, político, de raça, cor e sexo;
d) Ser orientado em suas dificuldades e dúvidas;
e) Ser ouvido em suas queixas ou reivindicações;
f) Receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados;
g) Ter garantia de que a escola cumpra sua função, oferecendo ensino de qualidade e profissionais competentes;
h) Receber informações contidas no Regimento Escolar.

Principais deveres do aluno:
a) Comparecer pontualmente às aulas, provas e outras atividades preparadas e programadas;
b) Incumbir-se das obrigações que lhe forem atribuídas pela Equipe Pedagógica e Professores;
c) Tratar com respeito professores, funcionários e colegas;
d) Manter seu material escolar em ordem, de modo a poder utilizá-lo quando necessário;
e) Justificar suas ausências, quando solicitado;
f) Trazer consigo o cartão de identificação escolar, apresentando-o sempre que lhe for exigido;
g) Apresentar-se com asseio e decentemente trajado com o uniforme escolar;
h) Usar de integridade na execução das provas, avaliações e demais atos escolares;
i) Participar com interesse de todos os trabalhos, solenidades ou festas escolares;
j) Zelar pelo patrimônio do Colégio. O aluno que causar danos ao patrimônio do Colégio ou de propriedade de terceiros, o seu responsável deverá arcar com as responsabilidades financeiras e morais pertinentes ao caso.
k) Permanecer no recinto escolar e dele não se ausentar antes da última aula ou trabalho, sem autorização da Equipe Pedagógica;
l) Atender à convocação da Equipe Pedagógica e dos professores.

O que o aluno não deve fazer por educação e conhecimento:
a) Promover, sem autorização da Direção, rifas ou vendas de quaisquer espécies;
b) Promover algazarras dentro do estabelecimento ou em suas imediações;
c) Portar objetos perigosos;
d) Ocupar-se, durante as aulas, da execução de qualquer trabalho estranho às atividades escolares desenvolvidas;
e) Gravar nas paredes, nos assoalhos ou em qualquer parte do edifício ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos;
f) Ausentar-se de aulas ou da escola sem a devida autorização. Em caso de transgressão, o aluno estará sujeito às penalidades determinadas pela Escola.
g) Organizar jogos, bailes de formatura ou outras festividades, servindo-se do nome da Escola, sem autorização da Direção;
h) Usar o nome, a marca ou iniciais da Escola em peças de indumentárias não autorizadas pela Direção;
i) Utilizar-se de meios fraudulentos para resolver questões de provas, testes ou quaisquer outros trabalhos escolares;
j) Fumar tanto no ambiente interno quanto externo. (Proibido pela Lei Estadual nº 9760 de 24/09/97);
k) Lanchar dentro das salas de aulas, laboratórios e auditório;
l) Entrar na sala com materiais alheios às atividades (jogos, rádios, telefones, fone de ouvido – MP3, diskman, Ipod –, brinquedos, etc);
m) Namorar nas dependências da escola e do Prisma Hall – Centro de Esportes Lazer e Cultura;
n) Brigar ou apresentar comportamento inadequado e incompatível com o ambiente escolar.

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO

Os alunos do COLÉGIO PRISMA contam com o atendimento psicopedagógico no processo ensino-aprendizagem.
Dentre os trabalhos desenvolvidos, estão os seguintes programas:
1) Programação de estudos através da administração do tempo.
2) Leitura corretiva de Hipertexto e Infogravuras.
3) Aperfeiçoamento da escrita através de técnicas psicométricas e posturais.
4) Aplicação de técnicas para manter a atenção, a concentração e a organização.
5) Orientação profissional: perfil profissiográfico e as tendências do mercado contemporâneo.
6) Perfil de estudo: auditivo/ visual/ cinestésico
7) Identificação das dificuldades no processamento da leitura; Teste de Irlen.
8) Fichamento e mapeamento de dados como recurso para o estudo.
9) Treinamento de leitura para o ENEM.

MONITORIAS

As monitorias são aulas de reforço oferecidas pelo colégio, para os alunos com defasagens nos conteúdos trabalhados nas séries, sendo obrigatória a frequência dos alunos com essas necessidades. São oferecidas as monitorias de Português e Matemática para o Ensino Fundamental e Matemática e Física para o Ensino Médio.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação do rendimento escolar compreenderá a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade.
A avaliação do aproveitamento deverá incidir sobre o desempenho do aluno em diferentes experiências de aprendizagem, levando em conta os objetivos visados e está aplicado a todas as disciplinas.
A verificação do rendimento escolar obedecerá aos critérios abaixo descritos:
AS VCAs (Verificação Contínua de Aprendizagem), são avaliações que acontecerão semanalmente, conforme cronograma divulgado pelo Setor Pedagógico a cada trimestre.

1º Trimestre: Início em 04/02/13 e Término em 03/05/13
Serão distribuídos 30 pontos.
2º Trimestre: Início em 06/05/13 e Término em 16/08/13
Serão distribuídos 30 pontos.
3º Trimestre: Início em 19/08/13 e Término em 06/12/13
Serão distribuídos 40 pontos.

ENSINO FUNDAMENTAL

6º AO 9º ANOS
1º e 2º Trimestres
• 02 VCAs - Valor: 10 pontos cada.
• Atividades avaliativas: 02 pontos.
• Trabalhos e Pesquisas: 05 pontos.
• Atitudes e Valores: 03 pontos (compromisso, disciplina, assiduidade, frequência, etc.).
3º Trimestre
• 02 VCAs - Valor: 12 pontos cada.
• Atividades avaliativas: 04 pontos.
• Trabalhos e Pesquisas: 09 pontos.
• Atitudes e Valores: 03 pontos

OBS.: A nota de Atitudes e Valores no Ensino Fundamental é atribuída ao aluno, de acordo com uma média calculada, a qual é definida em consenso com todos os professores, de acordo com o seu desempenho.

ENSINO MÉDIO

1º ANO
1º e 2º Trimestres
• 02 VCAs - Valor: 10 pontos cada.
• 01 Atividade Avaliativa (Simulado), contendo questões fechadas nos moldes do PAES - Valor: 05 pontos.
• Atitudes e Valores: 05 pontos. (compromisso, disciplina, assiduidade, frequência, etc.).
3º Trimestre
• 02 VCAs – Valor: 12 pontos cada.
• 01 Atividade Avaliativa (Simulado) - Valor: 05 pontos.
• Trabalhos e pesquisas: 05 pontos.
• Atitudes e Valores: 06 pontos.
• OBS.: A nota de Atitudes e Valores nesta série será atribuída individualmente, de acordo com o desempenho do aluno em cada disciplina.
2º E 3º ANOS
1º e 2º Trimestres
• 01 VCA - Valor: 10 pontos.
• 01 VCA - Valor: 12 pontos.
• 01 Atividade Avaliativa (Simulado) contendo questões fechadas nos moldes do PAES - Valor: 04 pontos.
• Atitudes e Valores: 04 pontos. (compromisso, disciplina, assiduidade, frequência, etc.).
• OBS.: A nota de Atitudes e Valores nesta série será atribuída individualmente, de acordo com o desempenho do aluno em cada disciplina.

3º Trimestre
• 02 VCAs - Total 15 pontos.
• 01 Atividade Avaliativa (Simulado) contendo questões fechadas nos moldes do PAES - Valor: 06 pontos.
• Atitudes e Valores: 04 pontos
OBS.: A nota de Atitudes e Valores nesta série será atribuída individualmente, de acordo com o desempenho do aluno em cada disciplina.

AVALIAÇÕES – ORIENTAÇÕES

Para a realização das avaliações, o aluno deverá respeitar os seguintes itens:
a) Antes de vir ao Colégio, deverá verificar se está com todo o material de que precisará, pois não lhe será permitido o empréstimo durante a realização da avaliação.
b) Ao entrar em sala, todo o material deverá ser guardado sob a carteira, deixando em cima apenas o necessário para fazer a avaliação. O aluno deverá acomodar-se em silêncio e o mais rápido possível.
c) O aluno deverá preencher corretamente o cabeçalho.
d) A letra deve ser legível, evitando rasuras e com caneta azul ou preta.
e) O aluno deverá se submeter às avaliações do dia, não podendo excluir uma delas.
f) O aluno não poderá, em hipótese alguma, consultar qualquer material durante a avaliação.
g) O fiscal terá toda a autoridade para recolher a prova do aluno, diante de alguma atitude irregular, ou acionar a Supervisão Pedagógica.
h) Se o aluno for pego com “cola”, sua avaliação terá nota zero.
i) O aluno não poderá portar celular ou qualquer outro equipamento eletrônico, podendo ser utilizado, caso necessário, o detector de metais.

MÉDIA TRIMESTRAL E ANUAL

O aluno deverá obter pelo menos 60% (sessenta por cento) dos pontos distribuídos em cada trimestre.
VCA DE 2ª CHAMADA

Caso o aluno por algum motivo justificado, perca uma ou mais VCAs, ele deverá realizar a 2ª Chamada, nas datas estabelecidas pelo Setor Pedagógico.
A inscrição para a 2ª Chamada deverá ser requerida junto ao Setor Pedagógico, mediante:
• apresentação de atestado médico ou da justificativa por escrito do responsável;
• apresentação do comprovante de pagamento da taxa por avaliação, em até 05 (cinco) dias úteis antes da realização da respectiva prova.
A ausência do aluno na 2ª Chamada implicará a atribuição da nota zero na respectiva avaliação.

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO

Ao final do ano letivo, estará aprovado o aluno que tenha conseguido a média de 60 pontos em cada disciplina e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas letivas do ano.

BOLSAS DE DESCONTOS TRIMESTRAIS POR DESEMPENHO

Como forma de incentivo, o colégio oferece ao aluno que conseguir média de 80% (oitenta por cento) no trimestre em todas as disciplinas, inclusive em Educação Física, um desconto especial de 10% na mensalidade da referida etapa.
O aluno que alcançar média 90% (noventa por cento) no trimestre em todas as disciplinas, inclusive em Educação Física, garantirá desconto especial de 30% na mensalidade da referida etapa.
Os “pontos extras” distribuídos em atividades extra-classe não favorecem para a aquisição desse desconto.

RECUPERAÇÃO

A) RECUPERAÇÃO PARALELA

Os estudos de Recuperação destinam-se aos alunos com desempenho escolar insuficiente e têm por objetivo recuperar as deficiências de aprendizagem diagnosticadas em cada etapa letiva e/ ou ao longo do ano letivo, de modo que cada aluno possa alcançar o nível mínimo de aproveitamento fixado nos objetivos. Será realizada ao final do 1º e 2º Trimestres.
Serão ministradas aulas de cada disciplina, seguidas de 1 (uma) avaliação, conforme cronograma organizado, tendo o valor da pontuação do trimestre ao qual se refere.
Importante: Somente terá acesso à avaliação o aluno que frequentar as aulas de Recuperação Paralela.
A nota do aluno, após a recuperação, não poderá exceder a média do referido trimestre.
A inscrição de Recuperação Paralela deverá ser realizada junto ao Setor Pedagógico, mediante apresentação do comprovante de quitação da taxa por disciplina, na Tesouraria da escola.

B) RECUPERAÇÃO FINAL

Além da Recuperação Paralela durante o ano letivo, será oferecida a Recuperação Final ao aluno que obtiver, no final do ano letivo, nota igual ou superior a 30 (trinta) pontos e inferior a 60 (sessenta) pontos em até 05 (cinco) disciplinas.
Para a Recuperação Final, os professores selecionarão os conteúdos básicos, estruturais indispensáveis para que o aluno possa prosseguir os estudos.
Para fins de registro e promoção, serão distribuídos 100 (cem) pontos, sendo 40% (quarenta por cento) trabalhos e 60% (sessenta por cento) para avaliação.
O aluno que somados os pontos de trabalhos e da avaliação conseguir no mínimo de 60 (sessenta) pontos será aprovado.
A inscrição de Recuperação Final deverá ser realizada junto ao Setor Pedagógico, mediante apresentação do comprovante de quitação da taxa de por disciplina, na Tesouraria da escola.

C) ESTUDOS AUTÔNOMOS

O aluno que não obtiver o mínimo exigido para promoção na Recuperação Final no máximo de 03 (três) disciplinas, deverá requerer uma nova oportunidade de recuperação junto a Supervisão Pedagógica, os Estudos Autônomos.
Para cumprimento do item anterior, o aluno deverá realizar estudos em casa no período de férias escolares, cabendo à escola realizar a avaliação em data, conforme calendário escolar.
A inscrição de Estudos Autônomos deverá ser realizada junto ao Setor Pedagógico, mediante apresentação do comprovante de quitação da taxa por disciplina, na Tesouraria da escola.

ACOMPANHAMENTO DAS NOTAS E FALTAS DO ALUNO

O COLÉGIO PRISMA disponibiliza on-line (www.prisma.edu.br) as notas do aluno.
A frequência será comunicada aos pais via telefone.

EDUCAÇÃO FÍSICA

A atividade é obrigatória em todas as séries do Ensino Fundamental e Médio, conforme legislação vigente.
É facultativa a sua prática, nos seguintes casos:
1. Ao aluno que comprove exercer atividade profissional, em jornada igual ou superior a 6 (seis) horas diárias, comprovada em Carteira de Trabalho.
2. Ao aluno que estiver prestando serviço militar.
3. À aluna com prole.
4. Alunos que comprovem pertencer a alguma Federação Desportiva.
5. Ao aluno amparado por atestado médico. Neste caso, o documento comprobatório deverá ser entregue à Secretaria do Colégio, constando o CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e o período em que o aluno ficará sem realizar as atividades físicas. Pedimos atenção quanto a data de entrega do atestado médico.
O aluno deverá participar da aula devidamente uniformizado.
As Recuperações Paralelas e Final acontecerão nos casos dos alunos que não tiverem a média de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência a cada trimestre e no final do ano letivo.

AULAS DE ARTES

Conforme legislação vigente, as aulas de Artes na Educação Básica são obrigatórias no currículo escolar. O aluno novato do 2º Ano do Ensino Médio, o qual não teve essa disciplina em sua matriz curricular da série anterior, o mesmo deverá realizar processo de adaptação nessa disciplina, para compor seu histórico escolar.

ATIVIDADES EXTRA-CLASSE

São atividades programadas fora da sala de aula, nas quais a sua participação é incentivada dentro dos objetivos da formação integral do aluno pelo Colégio Prisma, considerando seu potencial cultural, social, físico, além de estimular a iniciativa, a criatividade e a socialização.
Algumas dessas atividades do Colégio Prisma já se firmaram tradicionalmente, dentre outras que serão novidades em 2013.

Entre elas estão:

• Festa Junina;
• Jogos Internos;
• Viagens Pedagógicas;
• Mostra de Conhecimento;
• Mostra Cultural de Artes Plásticas, Dança e Teatro;
• Mostra Literária;
• Mostra de Profissões – Ensino Médio
• Olimpíada da Matemática;
• Projeto Soletrando;
• OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia;
• Projeto Xadrez em Família
• Torneio de Xadrez Prisma
• Estudo de Obras Literárias PAES e ENEM.
• Formaturas Ensinos Fundamental e Médio
• PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – 1º ao 7º Anos do Ensino Fundamental
• Projeto JCC – Jovens Construindo a Cidadania – 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental.

PROJETO PROERD E JCC

O PROERD é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens.
O COLÉGIO PRISMA é pioneiro em toda Minas Gerais em instituir o PROERD do 1° ao 7° Anos do Ensino Fundamental.
Nas turmas de 8° e 9° Anos, será desenvolvido o JCC - Jovens Construindo a Cidadania - projeto da PMMG, feito para os jovens e pelos jovens, pois estes se tornam mais críticos, identificam os problemas da escola e da comunidade e eles mesmos buscam as soluções. O policial orientador faz uma parceria com a escola, com os jovens e com as famílias desses jovens para que todos juntos criem um ambiente mais seguro e saudável para essa comunidade.
Ambos os projetos têm duração de um semestre e os encontros acontecem semanalmente nas aulas de Filosofia.


Voltar
FALE CONOSCO
Rua Irmã Beata 67 - Centro
Montes Claros - MG
38 3229 . 1900
PRISMA HALL
Rua Coronel Celestino, 225 - Centro
Montes Claros - MG
FIQUE POR DENTRO
PRISMAMONTESCLAROS
PRISMAMOC
PRISMAJUNIOR
PRISMAJUNIOR
FACULDADEPRISMA
FACULDADE_PRISMA
CONCURSOSPRISMA